Blog

Por que é tão difícil cumprir prazos?

imgtopo_artigo_prazo

Quem nunca perdeu um prazo, um voo ou um compromisso que era inadiável, levante a mão! Quando se trata de vida pessoal, isso pode gerar discussões enormes, perdas de relacionamentos, sentimentos de angústia e desespero por saber que o tempo perdido não será recuperado e o compromisso não foi cumprido.
Em se tratando de vida profissional, isso se torna mais grave, pois além de envolver outras pessoas, envolvem também empresas, projetos e os investimentos de tempo e dinheiro. Pare para pensar nas tarefas e projetos que desenvolveu nos últimos meses. Quantos deles foram desenvolvidos dentro do prazo sem precisar de hora extra, desgaste emocional e várias xícaras de café?
Agora se pergunte quais foram os fatores que levaram ao não cumprimento do prazo. Podemos citar aqui alguns, comuns a todos:
Procrastinação – Procrastinar significa deixar para outro dia ou para depois algo que necessita ser feito. O ato de procrastinar não acontece quando estamos sobrecarregados e não tivemos tempo para realizar o serviço. A procrastinação ocorre quando realizamos tarefas que não são importantes ou urgentes ou até mesmo não fazemos nada enquanto o tempo vai passando no relógio.
Tempo – As pessoas não são realistas ao estabelecer cronogramas e estabelecem metas inatingíveis. Também é muito comum não considerar as outras tarefas que serão desenvolvidas paralelamente. Desta forma, os prazos não são cumpridos a tempo, desgastando o relacionamento com os demais envolvidos e comprometendo a qualidade do projeto.
Inexatidão – Pode acontecer de o gestor ou superior imediato da pessoa não ser claro no que deseja em relação ao serviço. Para cumprir o prazo é interessante esclarecer todas as dúvidas antes mesmo de iniciar, para que o tempo seja bem aproveitado. Não tenha vergonha de perguntar. É melhor do que gastar muito tempo tentando esclarecer dúvidas sozinho.
Estes são alguns exemplos do que pode levar uma pessoa ou uma equipe a não cumprir prazos. E todos eles são relevantes, visto que impedem que a pessoa saia desse ciclo de correr atrás do tempo. No entanto, a motivação não poderia deixar de ser citada visto que é o propulsor que faz com que as pessoas se entusiasmem com o que fazem, estimulando a criatividade e o alto desempenho.
O que nos leva a uma pergunta: por que as pessoas estão tão desmotivadas? De acordo com Weber, na Teoria das Organizações, qualquer sociedade, organização ou grupo que se baseie em leis racionais é burocracia e as pessoas tendem a seguir leis que elas acreditam ser racionais e adequadas aos objetivos comuns, ou seja, que agem de acordo com os seus interesses e não os desejos arbitrários de alguém.
Portanto, neste atual cenário de constante mudança tecnológica, aumento da velocidade das informações e crises econômicas e políticas as pessoas não estariam mais desmotivadas e por isso não cumprindo prazos? Ainda estamos acreditando nas leis que regem o mercado? O que cabe aqui é uma análise sincera de cada um e a resposta mental e silenciosa do motivo pelos quais não conseguimos cumprir prazos e aumentamos a carga de estresse e o gasto de energia ao tentar fazer nos últimos minutos uma tarefa que deveria ter sido desenvolvida sem grandes contratempos.


A Lopes, Machado Auditores não se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidária, pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).